Dra. Melina Cruz
psiquiatra
PSIQUIATRIA CLÍNICA
COMO É UMA CONSULTA COM A PSIQUIATRA?
Aproveito o espaço para fazer alguns esclarecimentos, pois sei que existe alguma confusão sobre a Psiquiatria.
A Psiquiatria é uma especialidade médica, ou seja, são necessários 6 anos na Faculdade de Medicina e mais 3 anos (ou mais) na Residência Médica para se tornar um Psiquiatra.
Por isso, a consulta psiquiátrica tem em comum muitos aspectos com a consulta médica em geral.
É colhida durante a consulta psiquiátrica a história do paciente, realizado o exame psíquico e também solicitados os exames complementares.
A formação Médica é essencial para diferenciar condições patológicas que podem estar associadas a quadros mentais ou emocionais.
COMO É O TRATAMENTO?
Como dito anteriormente, no primeiro atendimento é realizada uma entrevista psiquiátrica onde é colhida uma história clínica completa e detalhada. A partir desta entrevista inicial serão obtidas informações que irão estabelecer um diagnóstico com base em critérios.
A entrevista resulta em uma compreensão multidimensional dos elementos biopsicossociais do transtorno e fornece as informações necessárias para que o psiquiatra, com a colaboração do paciente, desenvolva um plano de tratamento centrado na pessoa.
Vale lembrar de alguns Princípios gerais que devem ser respeitados, como o da Privacidade e da Confidencialidade, que garantem que o conteúdo da entrevista permaneça sigiloso.
Após a realização do diagnostico, é avaliada a necessidade de uso de medicações, realizadas orientações sobre o comportamento e o estilo de vida. pode ser necessário o tratamento conjunto com outros profissionais. É muito comum o encaminhamento para psicoterapia - acompanhamento realizado por um Psicólogo.
Uma maior compreensão de como o cérebro funciona levou à importantes avanços no tratamento farmacológico, surgindo medicamentos mais eficazes, menos tóxicos, mais bem tolerados e com objetivos mais direcionados. É muito importante para o Psiquiatra manter-se informado sobre os achados das pesquisas mais recentes, devido a abundância de novas descobertas.
A escolha da medicação é individualizada, de acordo com as características de cada paciente.
O objetivo do tratamento é a remissão completa dos sintomas.
TEMPO E NÚMERO DE CONSULTAS
A entrevista inicial dura, em média, 1 hora. Este, habitualmente, é o tempo necessário para uma consulta de qualidade. Entretanto, sabemos que a historia obtida num primeiro atendimento nunca é completa ou totalmente precisa. Alguns aspectos da avaliação são contínuos.
Normalmente, na fase inicial são necessárias consultas mensais para avaliação da resposta do paciente ao tratamento. Com o acompanhamento essas consultas tornam-se mais espaçadas ou não se fazem mais necessárias (alta do tratamento).